Links

 

Temas Principais

Biografia

Miguel Ângelo da Costa Magalhães mais conhecido por Miguel Ângelo, nasceu em Cascais a 3 de abril de 1966.
Foi um dos fundadores do grupo Delfins em 1984.
Terminou o curso de arquitetura, em Lisboa, em 1989. Com dois colegas chega a formar um gabinete de arquitetura, em Lisboa.
Em 1991 é um dos fundadores do projeto Resistência.
Em 1990 os Delfins lançam o álbum “Desalinhados” que atinge a marca de Prata e em 1993 “Ser Maior- Uma História Natural”, que atinge a marca de Ouro.
Entre 1996 e 1997 lança também com os Delfins os discos “O Caminho da Felicidade – “O Melhor dos Delfins” e “Saber a-Mar”, que atingem a marca de sêxtupla Platina.

Participa com o “Tema de Zona J” e “Só eu te posso ajudar” na banda sonora do filme “Zona J” de Leonel Vieira. Lança também o seu primeiro romance “A Queda de um Homem (ensaio para romance)”, em 1998.

Em outubro de 2001 inicia a publicação da novela interativa “Venha o Diabo e escolha”, composta por 13 episódios autónomos, numa iniciativa que juntou o Público.pt, Miguel Ângelo e a editora Oficina do Livro. O grupo de teatro Animateia leva a palco a peça “Venha o Diabo e Escolha” baseada numa história original de Miguel Ângelo.

São editados os livros “A Resistente” e “Venha o Diabo e Escolha” em 2002 e em 2005 “Arte vs. sexo”.

Em 2008 lança, 170 mil unidades das radio sessions dos Delfins, na RFM. No final do mesmo ano, os Delfins lançam o seu último disco de originais, “A Solidão do Sonhador” e “Outros voos do Grande Urso Branco” e anunciam o seu fim nos 25 anos de carreira;
Em 2010 edita “Um Lugar ao Sol – 25 anos de carreira” e é editado também em CD/DVD o último espetáculo dos Delfins na Baía de Cascais, que atinge a marca de Ouro.

Inicia a sua carreira a solo em 2012, com o álbum “Primeiro”, do qual foi extraído o single de êxito “Precioso”.
No final de 2013 edita o single “O Teu Natal”, um inédito para celebrar a quadra.
Em 2014 avança com o seu Segundo disco a solo, lançando a 3 de abril o primeiro single “MUSA” e editando em setembro o segundo single, “Anda Lá”.
Começa 2015 com um dueto surpresa na recriação “O Vento Mudou”, contando para isso com a presença e voz do seu intérprete original, Eduardo Nascimento.
2017 marca um ano especial na carreira de Miguel Ângelo, com a celebração dos 33 anos de carreira de um dos nomes incontornáveis na Música Portuguesa. O single “A Canção” foi lançado a 10 de fevereiro e a 26 de janeiro de 2018 lança um EP de título Grotesco vs. A Canção.