Emanuel

emanuel

Emanuel

Emanuel nasce para a música em 1973, numa escola especializada em guitarra clássica.
Tornou-se professor durante oito anos e dirige pequenas orquestras, toca em bares e lança um disco só com instrumentais.
Na década de 80 começa a produzir, compor e orquestrar para artistas da música ligeira (Marco Paulo, Candida Branca Flor, etc.) e em 1992 assume-se como intérprete e edita o primeiro disco que definia o estilo que queria seguir.
Estabelece de imediato uma relação muito própria com público e conquista a primeira platina, em 1994 com o álbum “Rapaziada vamos dançar” e tornou-se um fenómeno de popularidade no ano seguinte com o tema “Pimpa Pimba” (510 mil cópias vendidas nos primeiros 6 meses).
Em 2007 resolve alterar a estética da sua música (preservando a característica dançante) e atinge os seus objetivos em 2010 através de um novo estilo que adiciona às raízes portuguesas, o calor de África e os ritmos eletrónicos, com hit “O Ritmo do Amor” (Kuduro).
Em apenas um ano, este fenómeno chegou a todo o lado e às pistas de dança nacionais e internacionais. Com o tema “Baby, és uma Bomba” vence a Canção do Ano 2012 com 28,2% dos votos do público, num programa transmitido em direto na RTP.
Como compositor já representou 2 vezes Portugal no festival da Eurovisão. Emanuel sem preconceitos e tabus, nunca abdicou de usar os seus sólidos conhecimentos musicais, para produzir música que serve o povo.